segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - JUNIORES

EBD - JUNIORES    22/10/09
PROFESSOR DIÁCONO SOUZA

 A OVELHA PERDIDA 

 

Certa vez Jesus estava ensinando.
Muitos cobradores de impostos
que eram odiados pelo povo
e pessoas que tinham fama de
serem más estavam escutando.
Os fariseus que eram os homens
que não gostavam de Jesus e
que entendiam muito da Lei começaram
a criticar Jesus e a dizer:
“ Este homem se mistura
com gente de má fama e come
com eles!”.
Jesus então contou-lhes uma
parábola.
(Cartaz 2)
“Um homem tinha cem ovelhas
e uma delas se perdeu, o que ele
fez?
Deixou as noventa e nove pastando
no campo e foi procurar a
ovelha perdida até achá-la.
(Cartaz 3)
Quando a encontrou ficou muito
contente, pegou-a e voltou com
ela carregada nos ombros. Chegando
em casa, chamou os amigos
e vizinhos e disse: “Alegremse
comigo porque achei a minha
ovelha perdida!”
(Cartaz 4)
Jesus então lhes disse: “ Do mesmo
jeito haverá maior alegria no
céu por uma pessoa de má fama
e pecadora que se arrepende do
que 99 pessoas justas e boazinhas
que não precisam se arrepender.

PARA PENSAR
O pastor poderia pensar: “ -Ah!
só uma ovelha se perdeu...ela
não me fará falta. Eu ainda tenho
um rebanho com 99.”
Só que um pastor sabe que a
ovelha não enxerga bem, que só
obedece a voz de comando dele
e que quando separa-se do rebanho
fica sem saber o que fazer,
servindo de presa fácil para
qualquer lobo esfomeado.
O Salmo 23.1 diz: “O Senhor é o
meu pastor: nada me faltará.”
Quem é este pastor do Salmo?
Isso mesmo: Jesus.
O que será que Jesus quis ensinar
com esta parábola? Que ele
se importa com as pessoas que
fazem coisas erradas e que se
perdem, não conseguindo seguir
a Palavra de Deus. Jesus sendo
o pastor irá sempre buscar as
pessoas que são dele, para
trazê-las de volta para junto daquelas
que a amam também.
Olhem este último cartaz: Todos
estão fazendo coisas erradas
que Jesus pode consertar através
do arrependimento de cada
um.
Jesus é o seu pastor? Você já o
recebeu como Salvador? então
você não é uma ovelha perdida
e Jesus estará sempre junto com
você.

PERGUNTAS
• Como chamam-se as histórias
contadas por Jesus ?
• Quem estava no campo cuidando
das ovelhas?
• Quantas ovelhas tinha este pastor?
• Quantas se perderam?
• O que o pastor fez?
• Depois de achar a ovelha perdida
quem ele chamou e para
que?
• Quem na verdade é o pastor?
e as ovelhas?

COMIGO- Às vezes você poderá
se afastar e fazer coisas erradas,
mas o Senhor Jesus irá
buscá-lo e o carregará. Por
exemplo: Se eu mentir uma vez,
e mentir duas vezes e mentir três
vezes eu estarei me afastando do
meu pastor, mas ele irá a minha
procura, me fará ver que estou
errado, porque sendo meu pastor
se preocupa comigo.

NA ESCOLA- Às vezes ao nosso
lado está uma ovelha perdida:
um amigo com medo, sentindo-
se abandonado ou gozado
pelos colegas. Você pode ajudálo
a entender que é especial aos
olhos de Deus.

NA IGREJA- Procure lembrar
daqueles meninos e meninas
que você não tem visto. Pode até
ser que sejam seus amigos. Eles
estão doentes, mudaram ou será
que ficaram bravos com alguma
coisa que alguém fez? Resolva
com o grupo que atitude tomar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...