domingo, 18 de outubro de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

I - O QUE É ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?

É a Escola Dominical o departamento mais importante da igreja, porque evangeliza enquanto ensina, cumprindo assim, de forma cabal, as duas principais demandas da Grande Comissão, que nos entregou o Senhor Jesus (Mt 28. 19-20).

A Escola Dominical é também um ministério interpessoal, cujo objetivo básico é alcançar, através da Palavra de Deus, as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos, a família, a igreja e toda a comunidade.
Por conseguinte, é a Escola Dominical a única agência de educação popular de que dispõe a igreja, a fim de divulgar, de maneira devocional, sistemática e pedagógica, a Palavra de Deus.
“A Escola Dominical, devidamente funcionando, é o povo do Senhor, no dia do Senhor, estudando a Palavra do Senhor, na casa do Senhor”
II – OS OBJETIVOS DA ESCOLA DOMINICAL
Quatro são os objetivos primaciais da Escola Dominical: ganhar almas, educar o ser humano na Palavra de Deus, desenvolver o caráter cristão e treinar obreiros.

Ganhar almas. Ganhar almas significa convencer o pecador impenitente, através do Evangelho de Cristo, quando à premente necessidade de arrepender-se de seu pecados, e aceitar o Filho de Deus como o seu Único e Suficiente Salvador.

Evangelizar, ou ganhar almas, é o primordial objetivo da Escola Dominical. Pois antes de ser a principal agência educadora da Igreja, é a Escola Dominical uma agência evangelizadora e evangelística.
Evangelizadora: proclama o Evangelho de Cristo enquanto ensina.

Evangelística: prepara obreiros para a sublime missão de ganhar almas.

Dessa forma, cumpre a Escola Dominical a principal reinvidicação da Grande Comissão que nos deixou o Senhor Jesus (Mt 28. 18-20). A Escola Dominical que não evangeliza não é digna de ostentar tão significativo título.

Educar o ser humano na Palavra de Deus. Em linhas gerais, educar significa desenvolver a capacidade física, intelectual, moral e espiritual do ser humano, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.

No âmbito da Escola Dominical, educar implica em formar o caráter humano, consoante às demandas da Bíblia Sagrada, a fim de que ele (o ser humano) seja um perfeito reflexo dos atributos morais e comunicáveis do Criador.

As Sagradas Escrituras têm como um de seus mais sublimados objetivos justamente a educação do homem. Prestemos atenção a estas palavras de Paulo: “Toda Escritura é devidamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17).

“Um jovem educado na Escola Dominical raramente é levado às barras dos tribunais”.

Desenvolver o caráter cristão. Também é missão da Escola Dominical a formação de homens, mulheres e crianças piedosos. Escrevendo a Timóteo, o apóstolo Paulo é irreplicável: “Exercita-te a ti mesmo na piedade” (1 Tm 4.7).

A piedade não se adquire de forma instantânea. Advém-nos ela de exercícios e práticas espirituais que nos levam a alcançar a estatura de perfeitos varões.

“A conversão de uma alma é o milagre de um momento; a formação de um santo é a tarefa de uma vida inteira”.

Só nos resta afirmar ser a Escola Dominical uma oficina de santos. Ela ensina a estes como se adestrarem na piedade até que venham a ficar, em todas as coisas, semelhantes ao Senhor Jesus.
Treinar obreiros. Embora não seja um seminário, nem possua uma impressionante grade curricular, é a Escola Dominical uma eficientíssima oficina de obreiros. De suas classes é que saem os diáconos, os presbíteros, os evangelistas, os pastores, os missionários e teólogos.
Um cálculo muito modesto assinala que 75% dos membros de todas as denominações, 85% dos obreiros e 95% dos pastores e missionários foram, em algum tempo, alunos da Escola Dominical.

Os pais devem se preocupar a levar seus filhos na Escola Dominical. “Não mande seus filhos a Escola Dominical. Venha com eles”.

III – O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS NOS TEMPOS BÍBLICOS
Embora seja uma instituição relativamente moderna, as origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos. Haveremos de descortina-la nos dias de Moisés, nos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, na época de Esdras, no ministério terreno do Senhor Jesus e na Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.

Nos dias de Moisés. Além de promover o ensino nacional e congregacional de Israel, Moisés ligou muita importância à instrução doméstica. Aos pais, exorta-os a atuarem como professores de seus filhos: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-te” (Dt 6.7)
As reuniões públicas recebiam iguais incentivas: “Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei; e que seus filhos que não a souberem ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual estais passando o Jordão para possuir” (Dt 31.12,13).

No tempo dos reis, profetas e sacerdotes. Vários reis de Judá, estimulados pelos profetas, restauram o ensino da Palavra de Deus, encarregando desse mister os levitas. Eis o exemplo de Josafá: “No terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, Bene-Hail. Obadias, Zacarias, Netanel e Micaías, para ensinarem na cidades de Judá; e com eles os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobadonias e , com estes levitas, os sacerdotes Elisama e Jeorão. E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor; foram por todas as cidades de Judá, ensinando o povo” (2Cr 17.7-9).
O bom rei Josafá incumbiu vários príncipes do ensino da Lei de Deus. Que iniciativa maravilhosa! Príncipes a serviço da educação! Se os governantes de hoje lhe seguissem o exemplo, tenho certeza de que o mundo haveria de vencer todas as suas dificuldades. Infelizmente, os poderosos não desejam que seu filhos tenham as luzes do saber divino. Aos pastores, todavia, cabemos promover a educação da Palavra de Deus a fim de que, brevemente, possamos mudar os destinos desta nação.
Na época de Esdras. Foi Esdras um dos maiores personagens da história hebréia. Entre as suas realizações, acham-se o estabelecimento da sinagogas em Babilônia, o ensino sistemático e popularizado da Palavra de Deus na Judéia e, de acordo com a tradição, o estabelecimento da cânon do Antigo Testamento. Provavelmente foi ele também o autor dos Livros de crônicas, Neemias e da porção sagrada que lhe leva o nome. Nascido em Babilônia durante o exílio viria a destacar-se como escriba e doutor da Lei (Ed 7.6). No sétimo ano de Artaxerxes Longímano (458 ªC.), recebe ele a autorização para transferir-se à terra de seus antepassados. Acompanham-no grande número de voluntários, que, consigo, trazem dinheiro e material para reerguer o templo e restabelecer o culto sagrado.

Segundo a tradição judaica, a sinagoga foi estabelecida por Esdras durante o exílio babilônico. Como estivessem os judeus longe de sua terra, distantes do Santo Templo e afastados de todos os rituais do culto levítico, Esdras, juntamente com outros escribas e erudito, resolvem fundar a sinagoga. Funcionava esta não somente como local de culto como também servia de escola às crianças. Foi justamente no âmbito da sinagoga que a religião hebréia pôde manter-se incontaminada numa terra que era a mesma idolatria.

A Escola Dominical, como hoje a conhecemos tem muito da antiga Sinagoga. Dedicam-se ambas ao ensino relevante e popularizado da Palavra de Deus. Já na terra de Promissões, Esdras continuou a ensinar a Palavra de Deus aos seus contemporâneos. Em Neemias capítulo oito, deparamos-nos com uma grande reunião ao ar livre:

“Então todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel. E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. Esdras, o escriba. Ficava em pé sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim e estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Ananias, Urias, Hilquias e Maaséias; e sua esquerda, Pedaías, Misael, Malaquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. Então Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! Amém! E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.
Também Jesuá, Bani, Serebias, Mamim, Acube; Sebetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozadabe, Hanã, Pelaías e os levitas que explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar. Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura”.

No período do ministério terreno do Senhor Jesus. Foi o senhor Jesus durante o seu ministério terreno, o Mestre por excelência. Afinal, Ele era e é a própria sabedoria. Nele residem todos os tesouros do conhecimento (Cl 2.3).
Era o Senhor admirado por todos, porque a todos ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas e fariseus (Mt 7.29). Em pelo menos 60 ocasiões, é o Senhor Jesus chamado de Mestre nos evangelhos. Pode haver maior distinção que esta? Isto, contudo, era insuportável aos doutores da Lei, escribas e rabinos, pois não tinham condição de competir com o Filho de Deus.
Jesus não se limitava a ensinar nas sinagogas. Ei-lo nas casas, nas mais esquecidas aldeias, à beira mar, num monte e até mesmo no Santo Templo em Jerusalém. Ele não perdia tempo; sempre encontrava ocasião para espalhar as boas novas do Reino de Deus. Ele curava os enfermos e realizava sinais e maravilhas. Mas, por maiores que fossem suas obras, jamais comprometia Ele o ministério do ensino. Antes de ascender aos céus, onde se acha a destra de Deus a interceder por todos nós, deixou com os apóstolos estas instruções mais que explícitas: “portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.19-20).

Na Igreja Primitiva. Do que Lucas registrou em Atos dos Apóstolos, é fácil concluir: os discípulos seguiram rigorosamente as ordens do Senhor Jesus Cristo. Ensinaram Jerusalém, doutrinaram toda a Judéia, evangelizaram Samaria, percorreram as regiões vizinhas à Terra Santa. E, em menos de 30 anos, já estavam a falar do Senhor Jesus Cristo na capital do Império Romano “sem impedimento algum” (At 28.31). Se a Igreja cresceu, cresceu ensinando a Palavra de Deus a toda a criatura; se expandiu, expandiu-se evangelizando e discipulando. Sem o magistério do Evangelho, inexistiria a Igreja de Cristo.

IV – O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS NO PERÍODO POSTERIOR AO NOVO TESTAMENTO

Antes de sumariarmos a história da Escola Dominical, faz-se mister evocar os grandes vultos do período pós-apostólico que muito contribuíram para o ensino e divulgação da Palavra de Deus.

Como esquecer os chamados pais da Igreja e quantos lhes seguiram o exemplo? Lembremo-nos de Orígenes, Clemente de Alexandria, Justino o Mártin, Gregório Nazianzeno, Agostinho e outros doutores igualmente ilustres. Todos eles magnos discipuladores. Agostinho, alías, tinha uma exata concepção da tarefa educativa da Igreja: “Não se pode prestar melhor serviço a um homem do que conduzi-lo à fé em Cristo; em conseqüência, nada há mais agradável a Deus do que ensinar a doutrina cristã” .

E o que dizer do Dr. Lutero? O grande reformador do século XVI, apesar de seus grandes e inadiáveis compromissos, ainda encontrava tempo para ensinar as crianças. Haja vista o catecismo que lhe escreveu. Calvino e Ulrico Zwinglio também se destacaram por sua obra educadora.

Foram esses piedosos servos de Cristo abrindo caminho até que a Escola Dominical adquirisse os atuais contornos.
V – A FUNDAÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL

A Escola Dominical nasceu da visão de um homem que, compadecido pelas crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel.

Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos.
É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Roberto Raikes entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna – o inglês.
Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a oposição não tardou a chegar. Muitos eram os que o acusavam de estar quebrantando o domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com esses moleques? Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe para ser consagrado a Deus?

Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é adorado através de nosso trabalho amoroso e incondicional.

Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira.

No dia três de novembro de 1783, Raikes publica em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos de Gloucester. Eis porque a data foi escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical. “Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus que a Igreja dispõe”.

VI– A FUNDAÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL

A Escola Dominical no Brasil teve como nascedouro a cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A data jamais será esquecida: 19 de agosto de 1885. Nesse dia, os missionários escoceses Robert e Sara Kalley dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram aquela aula. Mas foi o suficiente para que o seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país.


ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 11/10/09 
CLASSE DAS CRIANÇAS




PROFESSORAS: IRMÃ NICE E IRMÃ NEIDE


FREQUÊNCIA: 7 ALUNOS


CONTEÚDO: COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS


CLASSE DOS JUNIORES


PROFESSOR: IRMÃO SOUZA


FREQUÊNCIA: 7 ALUNOS


CONTEÚDO: HONESTIDADE


TEXTO: O SEGREDO ESCONDIDO NA BARRACA


CLASSE UNIFICADA: JOVENS E ADULTOS


PROFESSOR: PASTOR JOÃO DE DEUS LOPES


FREQUÊNCIA: 31 ALUNOS


CONTEÚDO: O PERFIL DOS DISCÍPULOS



Você pode ser um religioso, adepto do Cristianismo, ou um discípulo de Jesus Cristo. As duas posturas têm muito em comum, entretanto se caracterizam por diferenças gritantes. Jesus sempre usou a palavra discípulo para se referir aos seus seguidores. Ele nunca usou expressões como: “adeptos”, “associados e simpatizantes”, ou “membros da minha seita”. O termo discípulo tem a conotação de alguém que anda nos passos de um mestre. Todo discípulo é um imitador de seu mestre e acaba ficando parecido com Ele.
Jesus fez severas exigências aos seus discípulos, as quais, hoje andam meio esquecidas. Afinal, qual é o perfil de um discípulo? Quais são as suas marcas? O que o faz diferente do religioso, do mero “freqüentador de templos”?

1 – O discípulo irradia paixão por Cristo - é alguém que ouviu o chamado de Jesus, resolveu crer nele e a obedecer suas palavras, ou seja, o discípulo persevera em obediência na Palavra (Jó. 8.31). Compromisso com o senhorio de Cristo é uma marca fundamental do discípulo.
2 – O discípulo de Jesus é alguém que aprendeu a amar a Deus acima de todas as coisas. De todo o coração, de toda a alma, com todas as suas forças e com todo o entendimento.
3 – O discípulo de Jesus é alguém que entendeu que é preciso negar-se a si mesmo, morrer para a velha vida com seus prazeres e valores errados.

4 – O discípulo é alguém que reconhece e escolhe a cruz . A cruz é uma realidade. Ainda que alguns tentem esconde-la, ela é o maior símbolo do cristianismo. Hoje há tentativas de transformar a fé cristã num religião de negação do sofrimento, da exaltação, do prazer, da prosperidade. Mas o cristianismo, embora considere alegria, prazer e prosperidade, frutos da vida cristã, não tem vergonha da cruz; pelo contrário, a considera o poder de Deus (Lc. 9.23-24).

5 – O discípulo é alguém em decisiva e permanente união com Cristo; anda com Seu Mestre 24 horas por dia. Faz ou deixa de fazer as coisas como Cristo faria.

6 – O discípulo é um servo. Servo de seu Mestre e servo dos outros; é humilde e manso de coração.
7 – O discípulo é um adorador, que adora o Pai em verdade. Seus lábios pronunciam em sintonia com seu coração as expressões autênticas de adoração. Na verdade, faz da adoração seu estilo de vida.

8 – O discípulo de Jesus é um intercessor. Ele não busca a Deus por obrigação ou por interesses, porém ele aprendeu o valor do “orar sem cessar”.

9 – O discípulo de Jesus é alguém voluntarioso, ele não funciona na base da campanha, ou da recompensa. Ele faz porque quer e porque acha importante fazer.

10 – O discípulo é aquele que sabe que seu corpo é templo do Espírito Santo, por isso busca viver em santidade.

11 – O discípulo é alguém que possui autoridade e poder que lhe foram delegados por Jesus. Ele faz uso disso no seu dia a dia.

12 – O discípulo se torna modelo para o rebanho. É isso que Deus espera de nós. Não podemos ser pecadores formando pecadores, mas servos de Deus, formando servos de Deus. E você, já se tornou um discípulo, ou ainda é um religioso, ou um adepto de alguma denominação?

Pr. Robson Wesley

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