sábado, 10 de outubro de 2009


QUARTA-FEIRA
CULTO DE DOUTRINA

A DISCIPLINA NA IGREJA
Mateus 18:15-17Mateus 18:15Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão.Mateus 18:16Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça.Mateus 18:17E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.APOCALIPSE 3:19Apocalipse 3:19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
1-O QUE É DISCIPLINA?
A palavra "disciplina" vem da palavra grega que quer dizer "uma mente sã" . Assim "disciplina" quer dizer "consertar os pensamentos" da pessoa que não está pensando certo, de forma a corrigir a sua atitude e colocá-la no caminho certo.Hebreus 12:11*Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
2- HÁ 3 TIPOS DE DISCIPLINA MENCIONADA NA BÍBLIA:
*Disciplina Divina : Atos 5:1-11Atos 5:1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,Atos 5:2 mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.Atos 5:3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?Atos 5:4 Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.Atos 5:5 Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.Atos 5:6 Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando-o, o sepultaram.Atos 5:7 Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.Atos 5:8 Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.Atos 5:9 Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.Atos 5:10 No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a, sepultaram-na junto do marido.Atos 5:11 E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.*Disciplina Própria - 1 Coríntios 11:311 Coríntios 11:31 Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.*Disciplina no Lar - Efésios 6:4Efésios 6:4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
3- QUEM APLICA A DISCIPLINA NA IGREJA?
Em primeiro lugar o Senhor Jesus Cristo disciplina a igreja. É pela Sua Palavra que a igreja local aplica a disciplina, é um ato solene feito em o nome do Senhor Jesus pela liderança agindo em favor da igreja ( 1 CO 5:3 - 51 Coríntios 5:3 Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja,1 Coríntios 5:4 em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,1 Coríntios 5:5 entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus].e Gl 6:1Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado).Em casos graves onde a pessoa merece ser separada da comunhão (1CO 5.12-131 Coríntios 5:12 Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?1 Coríntios 5:13 Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor),esta triste notícia é dada à igreja reunida, mesmo na ausência do infrator. to é necessário aqui para evitar escandâlo, porque é um assunto somente para os ouvidos da igreja. Pais não devem falar abertamente em casa perante os seus filhos sobre estes assuntos.
4-QUANDO DEVE SER APLICADA A DISCIPLINA?
É absolutamente necessário que haja certeza dos fatos do caso.( Mateus 18:16 - Mateus 18:16 Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. e 1 Tm 5:19 - 1 Timóteo 5:19 Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas).Geralmente as aparências são enganosas ( João 7:24 - João 7:24 Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça) e não podemos agir em disciplina sem que haja fatos concretos sobre os pecados cometidos. Satanás é o "acusador" dos irmãos e as vezes a liderança da igreja sofreu seus ataques neste sentido.Quando há certeza do caso que mereça disciplina não deve haver demora em aplicá-la. Isto tem de ser feito sem parcialidade, seja pastor, presbítero, diácono, filhos ou qualquer outra pessoa ( 1 Tm 5:20-21 -1 Timóteo 5:20 Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam.1 Timóteo 5:21 Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade).


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...